Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » O Evangelho para a Família » Domingo de Páscoa    

Domingo de Páscoa   versione testuale


É o Evangelho de João, aquele que sabe que é o último testemunha da ressurreição. O mais jovem dos Apóstolos, provavelmente viveu por um longo tempo, sabendo que todos haveriam de desaparecer, e depois prepara a transição da fé daqueles que viram quem, sem ver, acreditou na sua palavra, ajudando na passagem da experiência dos primeiros à nossa.
 
A descoberta do sepulcro vazio é uma confirmação importante. Para fazer a descoberta, por primeiro estavam algumas mulheres, cujo testemunho era desprovido de valor jurídico: já indício de uma memória real e não uma invenção. Sem o túmulo vazio, os discípulos nunca teria acreditado na ressurreição de Jesus: Um ressuscitado cujo o corpo talvez ainda visível no túmulo, teria sido absurdo e inimaginável. Eles nunca poderiam igualmente anunciar a ressurreição em Jerusalém: seria coberto com o ridículo. Até mesmo se o túmulo vazio por si só não é suficiente para provar a ressurreição, no entanto, é um sinal de que o Ressuscitado é o mesmo crucificado.
O amor atrai com a sua beleza; mas deve superar o escândalo do sofrimento do mundo. Sempre na história da humanidade se ergue em direção ao céu um interrogatório tremendo , que às vezes se torna rebelião e negação: Porque o mal? Por que Deus permite isso? O cristão sabe que ele não está sozinho em seu sofrimento; Ele sabe que uma poderosa força de liberação leva adiante a história dos indivíduos e dos povos, mesmo quando é densa a noite de dor, do ódio, da destruição, da angústia e da morte.
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia