Torna in Home Page
 HOME POR » Eventos » Encontros Mundiais das familias » CARTA DO SANTO PADRE O PAPA FRANCISCO    

CARTA DO SANTO PADRE O PAPA FRANCISCO   versione testuale
Carta do Santo Padre o Papa Francisco ao Presidente do Pontifício Conselho para a Família pelo VIII Encontro Mundial das Famílias (Filadélfia, 22-27 Setembro 2015)


Ao venerável Irmão 
Dom Vincenzo Paglia
Presidente do Pontifício Conselho para a Família
 
Ao final do VII Encontro Mundial das Famílias, o Papa Bento XVI anunciou que a cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos da América, seria a sede da próxima reunião. Em várias ocasiões, confirmei esta escolha, olhando com confiança e esperança neste evento de graça que, se Deus quiser, irei participar. Acontecerá 22-27 de setembro de 2015, e terá como tema "O amor é a nossa missão. A família plenamente viva”.
A missão da família cristã, hoje como ontem, é para anunciar ao mundo, com a força do Sacramento nupcial, o amor de Deus. A partir deste mesmo anúncio nasce e se constrói uma família viva, o que coloca o fogo do amor no centro de todo o seu dinamismo humano e espiritual. Se, nas palavras de Santo Irineu: "Gloria Dei vivens homo",( Avd Haer IV, 20, 7) também uma família que, com a graça do Senhor, vive plenamente a sua vocação e missão lhe confere glória.
Nós celebramos recentemente a Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre "Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização". Em um sinal da colegialidade, identificamos os problemas mais urgentes que envolvem a família em nossa sociedade plural. Na verdade, "não podemos qualificar uma família com conceitos ideológicos, não podemos falar de família conservadora e família progressiva. A família é a família! "(Discurso aos participantes do Colóquio Internacional sobre a complementaridade entre homem e mulher, 17 de novembro de 2014). Os valores e as virtudes da família, a sua verdade essencial, são os pontos fortes em que se apoia o núcleo familiar e não podem ser contestadas. Somos chamados, no entanto, para rever o nosso estilo de vida que está sempre exposto ao risco de ser "contagiado" por uma mentalidade mundana - individualista, consumista, hedonista - e sempre encontrar novamente o caminho certo, para viver e propor a grandeza e a beleza do matrimônio e da alegria de ser e de fazer família.
As indicações do Relatório Final do Sínodo recente e aqueles que guiam o caminho para a próxima Assembleia Geral Ordinária de Outubro de 2015 convida-nos a prosseguir o compromisso de anunciar o Evangelho do matrimônio e da família e de experimentar as propostas pastorais no contexto social e cultural em que vivemos. Os desafios deste contexto, encorajar-nos a alargar os espaços do amor fiel aberto à vida, à comunhão, à misericórdia, à partilha e à solidariedade. Exorto, pois, os cônjuges, os sacerdotes e as comunidades paroquiais, bem como os movimentos e associações a deixar-se guiar pela Palavra de Deus, no qual se apoiam os fundamentos do sagrado edifício da família Igreja doméstica e família de Deus (cf. Conc. Ecum. Vat. II, Const. dogm. sobre a Igreja Lumen Gentium 6; 11).
Quero expressar o meu apreço à Arquidiocese de Filadélfia para a generosa disponibilidade e comprometimento organizacional a serviço da Igreja universal e das famílias dos vários continentes. Peço ao Senhor para recompensar mesmo agora, aquela amada Igreja particular com abundantes graças celestiais.
Ao invocar a intercessão da Virgem de Guadalupe e de Aparecida, de coração concedo-lhe , querido irmão, e colaboradores deste dicastério a Bênção Apostólica, que faço extensiva a todos os que colaboram na preparação do encontro; e, por favor, eu lhe peço que reze por mim.
 
Fraternalmente,
 
Francisco
 
Cidade do Vaticano, 9 de dezembro de 2014
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia