Torna in Home Page
 HOME POR » Eventos » Encontros Mundiais das familias » Uma luz particular    

Uma luz particular   versione testuale
A reflexão de Dom Paglia sobre a exortação apostólica Amoris Laetitia


"As páginas da Amoris Laetitia são iluminados por uma luz especial: a forma requintadamente materna em que o Papa vê (e nos convida a olhar) as famílias de hoje: a Igreja deve fazer suas as próprias alegrias e dificuldades, as tensões e o repouso, o sofrimento e a libertação, as satisfações e pesquisas, as dificuldades e prazeres domésticos deste mundo". O presidente do Pontifício Conselho para a Família Dom Vincenzo Paglia apresentou assim, em 27 de Maio em Cracóvia, a exortação apostólica Amoris Laetitia. Com este último, explicou, "Papa Francisco recolhe o fruto de um caminho eclesial longo e propõe com autoridade a toda a Igreja Católica. Durante dois anos, o Papa desejou que a Igreja, em suas várias fases e em um estilo sinodal , concentrou sua atenção sobre a família", o Consistório de fevereiro de 2014 e as duas assembleias sinodais de 2014 e 2015, passando por mais de trinta catequese sobre família que ele tem feito ao longo do último ano. "Uma importante novidade - disse - foi também a dupla consulta das Igrejas locais, cujos resultados a Secretaria do Sínodo tem recolhido e examinado. Eu não acho que há um outro documento papal que tenha tido essa gestação. O texto papal, também recolhe de maneira abundante o magistério papal de S. João Paulo II, especialmente Familiaris Consortio e a "teologia do corpo", bem como o de Bento XVI".
 
Dom Paglia, em seguida, destacou a forma como o texto é "marcado em cada página por um olhar de grande simpatia para as famílias, reitera a altura da missão que lhes foi confiada pelo Senhor. Nós, portanto, não podemos ser reticentes em proclamar este ideal, de acordo com a forte palavra do Senhor sobre a beleza e da seriedade do vínculo matrimonial, como forma plena de atuação da fé. A família é um bem vital para a vida da Igreja, é um recurso valioso para a evangelização da vida, é um patrimônio indispensável para a própria sociedade humana. O Magistério do Papa Francisco se inscreve robustamente com a de S. João Paulo II. Apenas a altura do ideal da família levou Papa Francisco a pedir à Igreja um renovado compromisso de abordar as famílias na concretude de suas vidas".
Sobre o tema do presidente do Pontifício Conselho que recentemente também falou na Universidade de Tirana, na presença do Presidente da República da Albânia, concentrando-se no fato de que na exortação apostólica "aparece à experiência humanitária que qualifica o olhar materno da Igreja e claramente aparecem as doenças que afligem as famílias de hoje, mas não vivem um pessimismo resignado". O Amoris Laetitia se apresenta assim "como uma longa meditação sobre aspectos da vida familiar, o mais enriquecedor como o mais crítico. Mas, dentro de uma visão estratégica: a família não é simplesmente a história dos indivíduos e seus desejos de amor (que existem), mas a própria história do mundo. Pode-se dizer que a família é a mãe de todos os relacionamentos. A família e sociedade são inseparáveis. Quando as coisas não estão bem na família também não vão bem na sociedade. familiar". Neste sentido a exortação "espera de fato um avanço eclesiológico, uma nova aliança entre as famílias e a Igreja. Além disso, a Igreja fala das famílias, fala por si. E vice-versa. A família já não é concebida apenas como um destinatário de uma ação formativa, de um ato pastoral ou sacramental, mas reconhecido como um sujeito da ação pastoral através do anúncio explícito do Evangelho".
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia