Torna in Home Page
 HOME POR » Eventos » Encontros Mundiais das familias » Em Filadélfia as famílias testemunhas para a família    

Em Filadélfia as famílias testemunhas para a família   versione testuale
No segundo dia do Encontro Mundial das Famílias, muitas atividades para adultos e para crianças.


O VIII Encontro Mundial continua a dar às momentos de encontros e atividades que lhes permitem confrontar e aprofundar muitas questões que lhes dizem respeito. O segundo dia do Encontro - no Pennsylvania Convention Center - viu alternar-se entre momentos de oração, celebração e reflexão em que as famílias vindas de todo o mundo tiveram a oportunidade de ouvir sobre a célula fundamental da sociedade a partir de diferentes pontos de vista.
 
O Pontifício Conselho para a Família quis focalizar em algumas questões, em particular, como a importância da Bíblia como um livro para a família, incentivando os pais a educar os seus filhos para uma leitura da Bíblia que lhes dá a oportunidade também para experimentar a mensagem contida nela. Também foram convidadas a refletir sobre o papel que os meios de comunicação tem dentro da família e, especialmente, a grande responsabilidade que eles têm em levar as famílias à fé.
Falou-se muito sobre a importância da família como um recurso da sociedade e como Igreja doméstica, colocando a Eucaristia como um modelo de entrega para as famílias. Uma atenção especial também foi dada à análise do contexto social e multicultural da família latino-americana e, finalmente, para um assunto muito caro ao Papa, o cuidado da criação e as dificuldade econômica e ecológicas da família hoje, na qual interveio com Monsenhor Paglia também o presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz Peter Turkson.
 
Enquanto as mães e pais foram oferecidas diferentes reflexões sobre a família, as crianças foram imersas no Congresso da Juventude: um espaço inteiramente dedicado a elas durante o Encontro Mundial. Com o apoio de muitos voluntários animados por uma alegria contagiante, crianças e jovens de todo o mundo têm estado envolvidos em jogos, brincadeiras, oficinas de desenho e artesanatos, e outras atividades. Igualmente foi montado um laboratório no qual os mais jovens, ajudados pelos rapazes mais velhos, ajudam encaixar os bens das necessidades básicas que serão distribuídos pelo Catholic Relief Services, fazendo-os compreender a importância desse gesto simples. Todos em uma atmosfera festiva, que não termina com o encontro com os pais, mas ao invés facilitou o encontro e as histórias entrelaçadas de cada família que veio para a Filadélfia para esta reunião.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia