Torna in Home Page
 HOME POR » Eventos » Encontros Mundiais das familias » Os santos padroeiros de Filadélfia 2015    

Os santos padroeiros de Filadélfia 2015   versione testuale
Serão São João Paulo II e Santa Gianna Beretta Molla a apoiarem o Encontro americano


«São João Paulo II e Santa Gianna foram escolhidos como santos padroeiros por guiar-nos na preparação para a participação do Encontro Mundial das Famílias 2015, dos quais ambos encarnam a história, a missão e o tema». Estas as palavras do Arcebispo de Filadélfia, Dom Charles J. Chaput, que durante a missa de 20 de julho na catedral da cidade, foram oficialmente anunciados, como guardas do evento em EUA, um santo pontífice e uma santa leiga.
 
«Estes dois santos – prosseguiu o Arcebispo – sempre demonstraram um profundo e constante empenho no fortalecer a família, sustentando-a com amor. Este evento histórico dará portanto a oportunidade a milhares de pessoas provenientes de todo o mundo de partilhar o mesmo empenho». Para selar a missa e esta bela previsão esteve pois o sangue – em estado líquido – do santo pontífice polaco, uma relíquia presenteada no mesmo dia aos fiéis para a veneração pública.
São João Paulo II, afinal, está inextricavelmente ligado a Filadélfia e a reunião mundial ali previsto para o próximo ano. Em 1979, de fato, o santo polonês foi o primeiro Papa a visitar a cidade, celebrando a missa em Logan Circle para quase um milhão de pessoas. Quinze anos depois, em 1994, esteve inaugurando o primeiro Encontro Mundial das famílias, com o objetivo de reviver, promovê-los em todos os lugares, os laços sagrados da família. Para enfatizar definitivamente suas atividades constantes em favor da primeira célula da sociedade, foi portanto o Papa Francisco durante a sua canonização, quando o declarou, "o Papa da família."
Santa Gianna Beretta Molla foi especialmente escolhida porque, guia todos os participantes a compreender o tema do encontro:”O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”. Pediatra e mãe de quatro crianças, Santa Gianna é de maneira particular reconhecida pelo seu amor desinteressado de mãe, que a conduz a dar a vida, sacrificando-se, para fazer nascer o seu último filho, em 1962. Foi beatificada em 1994 – ano da primeira edição do Encontro Mundial das Famílias – e canonizada em 2004 por São João Paulo II. Santa Gianna é a padroeira das mães, dos médicos e das crianças não nascidas.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia