Torna in Home Page
 HOME POR » Eventos » Encontros Mundiais das familias » "A Família: Um refúgio para o coração ferido"    

"A Família: Um refúgio para o coração ferido"   versione testuale
O cardeal Tagle durante o Encontro Mundial em Filadélfia falou das feridas das famílias e de sua jornada de amor na Igreja


 "A Família: Um refúgio para o coração ferido". Este é o título da sessão realizada na tarde desta quinta-feira, 24 de setembro de o terceiro dia do Congresso do Encontro Mundial das Famílias, realizado pelo cardeal Luis Antonio Tagle - O Arcebispo de Manila e Presidente da Caritas Internacional.
 
Diante de mais de oito mil pessoas, o cardeal filipino falou das feridas e das situações difíceis em que vivem as famílias de hoje, como a solidão, a pobreza, a doença; Mas - afirmou o cardeal - "os corações feridos podem ser curados", porque "mesmo no Cristo ressuscitado há feridas".
A família tem um papel importante no cuidado dessas feridas; na verdade é um "dom de uma presença de amor", assim a Igreja, que é família de fé e "hospital de campo para as curas, em que devemos estar sempre prontos para responder a situações de emergência." Junto com eles se caminha em apoio uns aos outros, para crescer no amor e no serviço através de atos de caridade, através da oração e não esquecendo a importância do aspecto litúrgico e sacramental da fé, que cura essas feridas.
 
O terceiro dia do Encontro Mundial das Famílias, também contou com a participação de Gianna Emanuela Molla, filha de Santa Gianna Beretta Molla - patrona do Encontro junto com João Paulo II - que explicou como a dor da infertilidade seja por vezes uma cruz pesada para carregar, mas é um apoio importante no amor conjugal e na proximidade da comunidade.
 
Durante a manhã, entre outros também falou Dom Livio Melina, presidente do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, em Roma, que em uma sessão intitulada "Pai, perdoa-me... Família perdoa-me: A família e o Sacramento da Reconciliação", sublinhou a importância do perdão nos relacionamentos familiares. É através da reconciliação de fato que os relacionamentos são renovados se tornando uma fonte de vida nova, e as famílias tornam-se locais de misericórdia. A construção destas casas de misericórdia são facilitadas pela presença da figura dos avós nas famílias, tema durante a reunião "Amor intergeneracionais: avós e bisavós", em que Catherine Wiley, fundadora da Associação Avós católicos, Philip Butcher, Diretor do Centro Internacional da Associação Avós Católicos, e Michael La Corte, o diretor da Associação Avós católicos dos Estados Unidos, explorou o tema da transmissão da fé através das gerações, ensinando a partilha do amor e o cuidado da família.
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia